sexta-feira, 19 de abril de 2013

Do Lyceu ao Foyer: defesa de dissertação de Moema Alves

Na ultima quinta-feira (11/04) foi defendida a dissertação de mestrado de Moema Alves pela Programa de História Social da Universidade Federal Fluminense com o título Do Lyceu ao Foyer: exposições de arte e gosto no Pará da virada do século XIX para o século XX . A banca examinadora destacou a riqueza documental levantada pela autora, a fluidez de um escrita agradável e a originalidade da abordagem na perspectiva da história social da arte e da cultura visual.



Quero destacar meu apreço pelo trabalho desenvolvido pela autora na perspectiva de analisar o passado por meio de fontes históricas visuais. Acima de tudo minha satisfação em entrar em contato com um tipo de narrativa história com poesia, com beleza, distanciando-se de uma história enfadonha, tradicionalista e sobretudo cansativa.

A seguir o resumo da dissertação.
O Pará de fins do século XIX e início do XX viveu um momento de desenvolvimento econômico proporcionado pelo comércio da borracha e nesse contexto o estudo e a apreciação das Belas Artes eram vistos como fundamentais para o progresso moral e econômico de um povo. A partir desse ponto de vista, várias iniciativas - públicas ou particulares - foram implementadas no campo artístico. Esse é, então, o ponto de partida desse trabalho, que aborda o mundo das artes no Pará de entresséculos. Percorrendo os espaços físicos e simbólicos das exposições ocorridas no período, o trabalho discute, também, a construção do gosto naquela sociedade.
Aldrin Figueiredo, Moema, Paulo Knauss e Marize Malta(da esq. para dir.)

Banca examinadora
Aldrin Moura de Figueiredo (UFPA)
Marize Malta (UFRJ)
Paulo Knauss (UFF - orientador)

Um comentário:

Sara disse...

sempre bom aprender um pouco de história, especialmente quando se está perto desses lugares é por isso que eu gosto de ler esse tipo de coisa quando estou lendo em restaurantes de Moema