terça-feira, 25 de junho de 2013

'O grande Gatsby': natureza e consumismo na obra de F. S. Fitzgerald

Assim que fiquei sabendo que 'O Grande Gatsby' de F. Scott Fitzgerald entraria em cartaz, fui à livraria para saber quanto custaria o livro. Qual fui minha surpresa, encontrei uma ótima edição com um preço também muito bom. Comprei e li antes de assistir o filme.
Capa da 1a. edição

O texto de Fitzgeral conta a história de Nick Carraway e seu grande grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby. Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan, ele aceita reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan.

O Grande Gatsby,  publicado pela primeira vez em 10 de abril de 1925, é sobretudo uma crítica ao "Sonho Americano" e os exageros de uma classe consumista desse período que experimentou grande prosperidade econômica na década de 1920.  O materialismo sem limites e a falta de moral, que traziam consigo uma certa decadência, é apresentada com ótima qualidade literária.

Além disse, alguns pontos me chamaram atenção. A ostentação e a riqueza quando são relatadas passam pela descrição da paisagem, a baía em frente a casa de Gatsby e a organização do jardim italiano que decorava a frente da casa do milionário, assim como o gosto pelo cavalo e o golfe. 

Cena do filme 'O grande Gatsby'

Recomendo o filme pela qualidade em apresentar tudo isso que li, além de deixar mais viva as mudanças de paisagem entre a classe alta e os trabalhadores das carvoarias que sustentavam a luxúria em Long Island. Pode ser que Fitzgerald não teve a pretensão específica de retratar a natureza daquele mundo milionário conhecido por Jay Gatsby, mas quisemos pensar um pouco como essa narrativa nos permite refletir sobre a relação entre o materialismo, natureza e até mesmo a moralidade. 

Nenhum comentário: