terça-feira, 18 de março de 2014

Mini curso sobre biografias tratará de história ambiental

A professora Elenita Pereira é especialista no tema História Ambiental e ministrará um mini curso na Anpuh regional do Rio Grande do Sul, no qual as discussões envolvendo a história ambiental fará parte do conteúdo. Conheça o programa do curso a seguir.

Minu curso 004 Biografia e história: modos de usar

Coordenador(es): Elenita Malta Pereira (Doutorando(a) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul), JOCELITO ZALLA (Doutorando(a) - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Ementa: Este mini-curso se propõe a realizar uma breve introdução aos usos do biográfico na disciplina histórica. Objetiva-se, com isso, mapear tanto a história da biografia histórica como as possibilidades heurísticas do gênero para o fazer historiográfico, através da abordagem de questões teórico-metodológicas chave na área e da análise de produção brasileira recente. Dessa forma, busca-se apresentar elementos e tópicos fundamentais para o iniciante na prática de pesquisa e escrita em biografia histórica e para qualquer historiador interessado nas discussões pertinentes às grafias de vida.
Programa: Primeiro dia:1. História das práticas biográficas e o campo historiográficoHistória do gênero biográfico e suas intersecções com a disciplina histórica. Usos da biografia nos séculos XIX e XX (da personagem ao agente histórico).Segundo dia:2. Biografia e história: problemas e possibilidadesQuestões teórico-metodológicas na escrita biográfica: sujeito x sociedade, a ilusão biográfica, coerência e multiplicidade do eu, escritas e práticas de si, sujeito representativo/excepcional, projeto e campo de possibilidades.Terceiro dia: 3. A produção recente no Brasil: exercícios de pesquisa e escritaAnálise de produção biográfica selecionada na historiografia das últimas décadas (livros, teses e dissertações). Usos da biografia nos diversos domínios da História: biografia e movimento operário, biografia e história intelectual, biografia e escravidão, biografia e história ambiental, biografia, memória e identidades coletivas.

Nenhum comentário: