segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Animais em 4 dimensões: esculturas indianas


A postagem de hoje é sobre o livro de Stella Snead: "Animals in four worlds". E gosto muito da cultura indiana, e no museu de Nova Delhi me deparei com essa obra que destaca o papel fundamental dessas figuras na cultura indiana.

Os animais participam ativamente na tarefa de contribuir com os fiéis no acesso ao sobrenatural, fazendo-se presentes em todos os lugares, expressando as ideias da religião. As fotografias que compõem a obra apresenta esculturas animais desde a antiguidade até o século XVIII. Podemos citar os os gatos, pavões, tamanduás, vacas, hienas e tigres, bem como as criaturas fantásticas como leões bicorpóreos e elefantes com caudas de peixe. Coletadas de todas as áreas da Índia, estas fotografias incluem imagens de famosos monumentos indianos e coleções do museu, bem como imagens de locais remotos, alguns dos quais nunca foram publicados.

O ensaio de Wendy Doniger analisa o que ele chama de "quatro mundos" ou dimensões que os animais ocupam no pensamento indiano: natureza, o mundo humano, o mundo divino  eo mundo de fantasia. George Michell analisa as esculturas de animais indianos em seu contexto histórico e arquitetônico. Sua pesquisa cronológica identifica o local e o tema dos animais fotografados e descreve a atividade artística das regiões e período a partir do qual as fotografias são tiradas.

O livro agrada os interessados em estudos asiáticos, arte, arquitetura, e animais, e para aqueles atraídos por fotografias , que captura tanto os pequenos detalhes quanto o grande movimento de símbolos cósmicos. Para nós que buscamos compreender a relação entre história e natureza é uma obra extraordinária.

Nenhum comentário: