quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Paisagens e expedições no Brasil Oitocentista: história, natureza e arte

No dia 26 de maio de 2015 foi defendida a  tese de Ana Marcela França pelo PPGHIS- UFRJ. A banca foi composta por Lise Sedrez (UFRJ), Andrea Casa Nova (UFRJ), Vera Beatriz Siqueira (UERJ), Rogério Oliveira (PUC-Rio) e José Augusto Pádua.

"Palmeiras denominadas Buriti, desenhadas
em Quilombo, distrito de Chapada", ano: 1827.
Por 
Aimé- Adrien Taunay
Ana Marcela França considerou gratificante ver o retorno de leitores consagrados sobre as problemáticas que sua tese propôs levantar. A banca se mostrou interessada sobre o assunto e fez considerações que de fato irão contribuir para um livro que poderá ser futuramente lançado. A autora ainda destaca a satisfação em ver que a banca compreendeu a proposta da tese de trabalhar as imagens enquanto documentos primários, na intenção de ser melhor compreendida a visão dos estrangeiros sobre a diversidade paisagística brasileira. Depois de quatro anos de trabalho nada melhor do que sentir-se satisfeita por tê-la realizado!

Título: A diversidade paisagística brasileira nas iconografias da Expedição Langsdorff e da Missão Austráca: um diálogo entre a História Ambiental e a História da Arte.

Resumo:
A vinda das missões e expedições na primeira metade do século XIX para o Brasil produziu conhecimento científico e imagens artísticas sobre a diversidade de sua extensão natural. Na verdade, essa produção ajudou a construir a própria representação do território nacional brasileiro a partir de seu conjunto vegetacional. Ao adentrarem nas florestas e savanas os viajantes buscavam descrever e catalogar a fauna, a flora, os usos e os costumes das diferentes regiões do Brasil. Era parte fundamental das viagens a produção e a elaboração de imagens que registrassem as paisagens avistadas, juntamente às informações obtidas ao longo da viagem. A partir das iconografias de paisagem e dos relatos feitos pelos artistas-viajantes que compuseram a Missão Austríaca, incluindo o botânico Carl F. von Martius, e a Expedição Langsdorf buscarei analisar a maneira como se construiu a imagem de um território diversificado, que hoje se expressa na ideia dos biomas brasileiros. Assim, o presente trabalho analisa a produção iconográfica, feita na época, relativa aos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia.

Nenhum comentário: