segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Rock e natureza: o metal reciclável da banda Gojira

Este fim de semana a banda francesa Gojira abriu a noite de shows no palco mundo do Rock in Rio apresentando apresentando seu heavy metal para um número considerável de fans e outros tantos que ainda não conheciam os músicos. A postagem de hoje é sobre essa banda porque escolheram discutir questões ecológicas em suas entrevistas e músicas.

Em suas letras, a banda liderada pelo vocalista Joe Duplantier, utiliza largamente símbolos do mundo natural para demostrar as inquietações diante do mundo opressor, consumista e descomprometido com a sustentabilidade. Mais que isso, a identidade visual da banda faz referência à plantas e animais. Podemos ver isso nas capas de seus álbuns e nos cartazes de propaganda de suas apresentações pelo mundo. Os vídeo clips também usam essa mesma temática.


Os membros da banda cresceram em Bayonne, uma cidade localizada no sudoeste da França, onde há belas paisagens com a natureza exuberante dos Pirineus. Há quem diga que essa influência acabou por levá-los a buscar os temas do meio ambiente. Eles também colaboram ativamente com os projetos da Sea Shepherd Conservation Society, que se preocupa com a proteção de animais marinhos, especialmente os golfinhos, tubarões e baleias. A associação vende alguns produtos durantes os shows do Gojira para angariar fundos.

Por conta conta disso, a figura da baleia ganha destaque nos produtos da banda, que disponibiliza uma série de fundos de tela para computador com temas do mundo natural sem perder os traços sombrios que agradam os roqueiros. 


As questões envolvendo o meio ambiente se tornaram tão importantes que influenciam decisivamente trabalhos musicais até mesmo de bandas de heavy metal. É claro que essa escolha do Gojira os diferencia das demais bandas de rock, sem perder a paulera peculiar, suas ações se apresentam responsáveis com os problemas ecológicos. Um metal reciclável. 

Nenhum comentário: