terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Salvaremos o planeta ? Chico Mendes, socialismo e ecologia

No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade
Chico Mendes
O post de hoje é para lembrar Chico Mendes, nascido em 15 de dezembro de 1944, em Xapuri - Acre. A frase acima destacada nos faz refletir sobre nossa incapacidade de salvar o planeta. Recentemente, em Paris, foi assinado um acordo para reverter o aquecimento global. O discurso dos diplomatas considera que esse acordo é histórico e salvará o mundo.

Chico Mendes já percebia que nossas ações ecológicas não poderiam salvar o planeta, mas sim a existência dos seres humanos. Mais uma espécie que habita a Terra. Outra marca deixada pelo sindicalista é a crítica ao capitalismo e a agressividade desse sistema diante das florestas. Para ele a devastação ambiental estava diretamente ligada a exploração do grande capital. Michael Löwy chama esse tipo de abordagem de: ecossocialismo.

 Dessa forma, Chico Mendes agiu além dos limites do sindicalismo e do ecologismo, propondo ações do Estado que levassem em consideração o contexto cultural e social das comunidades agrárias, sem deixar de lado a relação desses personagens com a floresta, como forma de garantir a existência não apenas dessas populações mas da humanidade como um todo.

Chico Mendes morreu buscando construir instrumentos de lutas políticas e sociais, utilizando argumentos sofisticados que questionavam o capitalismo e as consequências devastadores desse sistema para o meio ambiente. Assim, é preciso encontrar um outro caminho para a continuidade da espécie humana no planeta. 

Nenhum comentário: