domingo, 20 de novembro de 2011

Globais se unem para salvar o planeta

NA semana que passou, foi compartilhado nas redes sociais um vídeo com críticas à construção da hidrelétrica de Belo Monte. Um vídeo no mínimo inusitado, no qual vários artistas da Rede Globo mostram seus conhecimentos sobre o tema e expressão sua preocupação com o futuro do Brasil - coisa que eu sinceramente não sabia que tinham.

Antes de prosseguir, quero deixar claro que este post não pretende julgar se a construção de Belo Monte é correta ou um crime, mas apenas expressar minha opinião sobre esse vídeo. Minha surpresa se justifica pelo fato dos artistas globais de repente se engajarem nas questões ecológicas.

O vídeo que me refiro é o seguinte:

Quando recebi no twitter esse vídeo pensei que eles iriam cantar: "hj é um novo dia, um novo tempo, que começou, nesses novos dias as alegrias serão de todos, é só querer"...
Tirando as brincadeiras, tenho algumas dúvidas sobre esse despertar da trupe: por que o elenco da globo se une de uma hora pra outra pra salvar a Amazônia ? Eles sabem mesmo das dificuldades que o norte do Brasil passa?

O vídeo é muito bem produzido, não deve ter sido barato. Quem está interessado nessa produção? Alguém de bom coração? o site http://movimentogotadagua.com.br/ não é nada amador. Quem são seus patrocinadores? Inspiraram-se no campanha 5 friends (vídeo abaixo), com Leonardo DiCaprio e sua turma. O problema da energia realmente importante, mas, não são esses mesmos atores que de várias formas incentivam o consumismo descontrolado da sociedade - nos filmes, novelas e principalmente nas propagandas.


Repito, apoio a produção de energia limpa e não seria lógico neste blog apoiar a devastação da natureza. Mas, quis questionar esse súbito interesse dos globais com Belo Monte. Sabemos que há muitos interesses envolvidos nesse projeto - além daqueles do Sérgio Marone e da Maitê Proença.

2 comentários:

Diego Ramon disse...

Também fiquei pensado no envolvimento destes atores globais. Prefiro pensar que sim, eles têm envolvimento. Mas é justo ficar sempre com um pé atrás... sou contra belo monte e todas suas suspostas benéfices, mas acredito na tecnologia como forma de desenvolver energia limpa e pra quem precisa realmente.

Capilé disse...

O debate do "real" interesse dos globais certamente é legítimo. Assim para tantas outras discussões do tipo. Mas, chega o momento (talvez tenha até passado) que temos de atuar e sempre precisamos de aliados, já que não fazemos quase nada sozinhos.

Isso me lembra de outra discussão em que muitos de nós (acadêmicos) param e apenas falam sem embasamento algum: a questão do aquecimento global existe ou é uma manipulação econômica articulada pelo medo?
O que importa para ambos os casos é que existe um resultado comum para ambos os lados da discussão, e esse resultado é bonito. Seja reflorestamento ou acabar com as obras da hidrelétrica.
Então para que estamos discutindo isso?
Vamos participar.

Desculpa o tom. Não tenho nenhuma intenção de ataque. Apenas ampliar o debate.

Parabéns pelo blog