quarta-feira, 24 de julho de 2013

Editorial

Amaryllis
Você que já conhece nosso blog deve ter percebido que ganhamos um novo layout. Temos agora uma marca que identifica nosso trabalho com a história e natureza e uma proposta mais definida de divulgarmos eventos e trabalhos relacionados com a perspectiva da história ambiental. Até nossa página no facebook ganhou um novo avatar e capa. Estamos muito gratos a você que acompanha nossas postagens acessando este endereço.

Nada disso seria possível se amigos importantes não tivesse nos apiado. Então, nosso muito obrigado a Rafael Zagratzki, que criou toda nossa identidade visual e continua nos ajudando com sugestões. Ele também criou um marca página e um banner de divulgação com a flor Amaryllis desenhada por Joaquim José Codina. Nossos agradecimentos também a Moema Bacelar pelo incentivo e nos encorajar a prosseguir com este trabalho, que assina o próximo texto que iremos publicar aqui, este é um desejo que temos: de contar com a participação de outros profissionais. As parcerias que estabelecemos com a Rede Brasileira de História Ambiental e o GT de História Ambiental RS também foram muito importantes.

Sobre o autor de "Amaryllis", Joaquim José Codina (Portugal séc. XVIII - s.l. 1790), foi um desenhista, pintor, copista e aquarelista. Entre 1783 a 1790, participou como desenhista da expedição do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira enviada ao Pará, Amazonas e Mato Grosso, pelo Real Gabinete de História Natural do Museu da Ajuda de Lisboa, sob o reinado de Maria I. Realizou desenhos aquarelados e croquis, sobre as mais diversas atividades artesanais; e sobre embarcações, construções arquitetônicas, utensílios, que podem ser encontrados em uma coletânea na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro intitulada Prospectos de Cidades, Vilas, Povoações, Fortalezas e Edifícios, Rios e Cachoeiras da Expedição Filosófica do Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá.


Um comentário:

Moema Bacelar disse...

Fiquei muito honrada com os agradecimentos, obrigada!
Sou leitora fiel e tenho muito orgulho de acompanhar o crescimento do blog.
Parabéns ao História e Natureza pelas publicações de qualidade e pela nova identidade e marca. Ficaram lindas!