sábado, 28 de julho de 2012

Árvores x chaminés: a natureza nos Jogos Olímpicos 2012

Na sexta-feira passada, acompanhamos a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Uma espécia de show em que a nação anfitriã procura contar sua história. Nós podemos perceber quais ícones os ingleses selecionaram para nos apresentar. Nesse sentido, é uma experiência muito interessante até do ponto de vista histórico.


Certamente são muitos os pontos que merecem ser destacados em uma cerimônia que durou 3 horas e 48 minutos (click aqui para assistir). Mas, queremos refletir sobre como os ingleses retrataram sua própria história no aspecto ambiental. O início da festa contava com um ar bucólico, campesinos com roupas típicas, animais pastando e uma árvore sobre um monte, retratando um passado que contava com florestas e áreas rurais (foto acima).


Com o passar do tempo, a cor verde deixou de predominar na cerimônia para dar lugar a cor cinza das fábricas, muita fumaça saindo pelas chaminés, e o fim daquele ambiente rural (foto acima).

A cerimônia de abertura dos Jogo Olímpicos 2012 contaram parte da história do Ocidente, destacando o progresso e como isso foi determinante para a transformação da paisagem das cidades industriais. Como as florestas e o meio natural foram descartados para dar lugar as chaminés e toda poluição. Foi uma dramatização muito interessante para entendermos nossa herança.

Esse post é apenas para registrar como as cenas ali dramatizadas contaram a história de Londres (que um pouco a história das grandes cidades) e com sinceridade demonstraram como a meio natural foi transformado abruptamente para dar lugar às fábricas. Não podemos entender a história do nosso planeta sem levar em consideração a escolha que nossos antepassados fizeram de substituir árvores por chaminés. O trabalho do historiador se torna, ao meu ver, muito mais completo quando leva esse dado em consideração em suas análises.

Nenhum comentário: