terça-feira, 17 de julho de 2012

Leituras de Mafalda em meio a natureza

Hoje, Quino, o autor da simpática personagem dos quadrinhos Mafalda, completa hoje 80 anos de vida. Quem acompanha as reflexões dessa garota de 6 anos de idade que ouve Beatles e não gosta de sopa, sabe de suas preocupações com o planeta terra. Quantas vezes o globo terrestre participou dos desenhos de Quino demonstrando sua crítica ao modo como os seres humanos tem se comportado em relação ao mundo natural.

Quino, por seu aniversário e expressar nossa admiração pela crítica inteligente de Mafalda em relação ao tema: Sociedade e Natureza. Por isso, trazemos algumas tirinhas nas quais Mafalda está em meio a natureza fazendo suas peculiares reflexões em forma de pergunta (é verdade que o scan deixou muito pequena os diálogos, pedimos desculpas por isso).

Do grupo de tirinhas acima, nos chama atenção a tentativa de explicação da mãe de Mafalda sobre o porque alguns lugar são preservados, com uma natureza tão exuberante e outros não. O choque da menina diante da paisagem também é muito interessante. Esse contato entre campo e cidade pode ser observado nas três tirinhas.

As tirinhas acima são minhas preferidas. Nelas, Mafalda está na floresta e se depara com grandiosidade de uma árvore. A lição de que devemos perceber nossa pequenez é singular. Mas nem sempre é assim, a história mostra que na maioria das vezes o homem reagiu se sentindo desafiado pela natureza, provando sua primazia destruindo animais, rios e florestas. A seguir, ela questiona a uma árvore sua diferença, enquanto todas as outras são retas, aquela árvore é torta, esquisita. Mafalda então, procura dar uma solução típica do homem: procurar um psicanalista. Ao longo da história, vemos o homem emprestar seus sentimentos e soluções ao mundo natural, que na maioria das vezes tem perturbado essa relação.




Nenhum comentário: