quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Um dilúvio carioca": palestra da prof. Lise Sedrez

Olha,/ Entre um pingo e outro/ A chuva não molha.
Millôr Fernandes

Pode a chuva servir de ponto de partida para o trabalho do historiador? Sim. A professora Lise Sedrez (UFRJ), no ultimo dia 13/07, proferiu a palestra "Um dilúvio carioca" no Encontro de História Oral, no qual mostrou que é possível realizar não só uma pesquisa histórica a partir desse fenômeno natural, mas também contribuir efetivamente com a sociedade.

A frase bem humorada de Millôr Fernandes não parece ser muito apropriada para os moradores nas proximidades da Praça da Bandeira no Rio de Janeiro. Alguns deles foram alvo de entrevista do trabalho de pesquisa da professora Sedrez. Segundo ela, no passado, o local onde hoje é a Praça da Bandeira encontrávamos um manguezal - o saco de São Diego. Logo, a natureza contina a reconhecer esse local como um ponto de alagamento.

A professora Lise Sedrez destacou como esse evento natural e os transtornos que tem trazido para a urbanização da cidade são marcantes na memória dos moradores do Rio de Janeiro - inclusive pelo fato da praça da bandeira ser um ponto de passagem. Abaixo você poderá assistir a ao trecho final dessa palestra e também uma fotografia de uma enchente na referida praça (acima você vê uma ilustração de 1888).



Nenhum comentário: