quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As árvores e a Avenida Paulista

Minha primeira impressão quando cheguei na Avenida Paulista foi: "ONDE ESTÃO AS ÁRVORES DESSE LUGAR?". A cor cinza predomina, asfalto e mais asfalto. O MASP e nem sequer um jardim. Para não dizer que só falei do marrom...o verde do semáforo ficava em destaque.
Hoje, ao comemora 120 anos, a via mais famosa/importante de São Paulo é o tema de nosso post.

Acima, a aquarela de Jeles Martin retrata a inauguração da Avenida Paulista, em 8 de dezembro de 1891. A iniciativa do empresário uruguaio Joaquim Eugênio de Lima tinha como objetivo criar um empreendimento imobiliário de alto luxo. A região era formada predominantemente por terrenos baldios cobertos por vegetação rasteira. Apenas uma parte da Mata Atlântica original fora preservada no Parque tenente Siqueira Campos, conhecido como Parque Trianon.

Cavalos, pessoas e uma vegetação bastantes esparsa compõem essa representação na qual podemos iniciar nossa breve reflexão visual da paisagem dessa avenida.

Em seguida temos uma fotografia de Guilherme Gaensly com data de 1902 vista da casa de Adam Von Bulow Note que, diferente de hoje, as árvores tomam mais espaço na imagem de que as residências - dando o alinhamento da avenida.


Em 1928, os carros da época já parecem na fotografia acima como o principal objeto do autor da imagem. Mesmo assim, ao fundo, as árvores continuam compondo em número expressivo a paisagem da Avenida Paulista.

De maneira diferente, os arranha-céus tomam a cena nesta próxima fotografia de 1970. As árvores continuam em menor número, mas parecem ter desaparecido do meio fio - formando apenas um grande passarela verdade / guarda-sol para os pedestres.


Por fim, uma foto bem recente da aniversariante, e a ausência do verde na avenida. Ao contrário do que se possa imagina, a aquarela de Jules Martin também contava com a falta das árvores, mas pelas mudas retratadas pelo pintor do século XIX, não parecia ser o propósito de seus projetista a ausência tão drástica de vegetação. Interessante refletir a transformação da avenida, o ordenamento das plantas nesse local e o impacto visual que isso ocasiona.

Meus parabéns à Avenida mais famosa do Brasil - lhe desejo muitas árvores de vida!

Um comentário:

Domingos Oliveira disse...

Muito bom fazer essas observações das mudanças da paisagem ao longo do tempo.