sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Plantas do Brasil e Paraguai por Sant-Hilaire

Com a presença do botânico francês Marc Pignal, será lançado neste sábado, 3, no Santuário Serra do Caraça, em Catas Altas, o livro História das plantas mais notáveis do Brasil e do Paraguai, de Auguste Saint-Hilaire, botânico que percorreu o Brasil no início do século 19. Marc Pignal é curador do material coletado por Saint-Hilaire.

O livro integra a pesquisa desenvolvida pelo Banco de Dados e Amostras de Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Dataplamt) da UFMG, coordenado pela professora Maria das Graças Lins Brandão, que organizou o livro com o professor Christopher William Fagg (Universidade de Brasília).

Trata-se de obra inédita em língua portuguesa, publicada na França em 1824. “É o primeiro tomo resultante da idéia não concretizada do autor de reunir em vários volumes os textos que ele havia publicado, separadamente, em diferentes revistas francesas”, explica Maria das Graças Lins Brandão, ao informar que como todas as publicações de Saint-Hilaire, “o livro é rico em detalhes e ilustrações primorosas das plantas”.

Em sua opinião, a leitura de História das plantas mais notáveis do Brasil e do Paraguai é obrigatória "para todos aqueles que, a exemplo do autor, se interessam pela história e se preocupam com o futuro da vegetação nativa do Brasil”.
Fonte: site da UFMG

Nenhum comentário: