segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Aves e paisagens no acervo do IEB

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) disponibilizou algumas imagens pertencentes ao seu acervo, compreendendo Arquivo, Biblioteca e Coleção de Artes Visuais. Segundo o IEB, tal ação teve objetivo de oportunizar que internautas tivessem acessos às iconografias como papéis de parede para computador.

Meu intuito de publicar algumas delas aqui é outro. De pensar como a natureza foi representada por alguns artistas. Devo esclarecer que muitas informações importantes como ano, título e autoria não foram divulgadas, todavia, uma visita ao IEB resolveria este problema. Vamos às imagens:


O que me chama atenção na imagem acima são as cores utilizadas pelo autor, o contraste do verde com o laranja - representando os caminhos percorridos pelo homem. Uma bela iconografia do período colonial.
Abaixo, vemos a preocupação do autor em representar o relevo da região - destaco a preocupação com a vegetação esparsa.


Em seguida, três representações de pássaros de François Levaillant (1753-1824) - um explorador francês que se opunha a nomenclatura proposta por Lineo.


A disposição das aves no desenho é típica dos exploradores que se preocupavam em um representação descitiva da natureza - quase anatômica dos animais. Deslocados de seu contexto ambiental - estavam expostos para sua estrutura ser observada e registrada. Note a diferença da postura das aves - a arara bastante altivo, como que requisitando certo respeito. Levaillant tem a sencibilidade de representa, na imagem seguinte um "movimento" bastante característico do papagaio.


Parece conveniente a seguinte citação: He verdade, diz M. Adanson, que há muitas coisas nos entes orgânicos, que não se podem exprimir em Estampas, e são só proprias das descripções; mas não se pode duvidar tãobem que ha algumas nos ditos entes, e hum não sei quê nas suas physionomias, que so he privativo à pintura ou desenho de exprimir e de que nenhuma descripção pode dar noções claras. He por esta razão que será sempre necessário reunir as figuras às descripções, e as descripções às figuras, como servindo humas às outras de hum recíproco socorro. (Félix Avelar Brotero, Compêndio de botânica, 1788)


Para se divertir: dois vídeos animação tendo como tema as aventuras de François Levaillant e seu contato com a natureza.

Nenhum comentário: