segunda-feira, 18 de março de 2013

Segundo dia do Seminário Diálogo Brasil-EUA de História Ambiental

O segundo dia do seminário Diálogo Brasil-EUA de História Ambiental contou com os painéis de sobre ambientes urbanos composto por Martin Melosi (Universidade de Houston, Lise Sedrez (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Regina Horta Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais). A relação das sociedade com o meio ambiente foi destacado na fala dos professores que chamaram atenção para a particularidade das análises no espaço urbano e como essa interação assume característica específicas. 



 Nancy Langston (Universidade de Wisconsin), José Luiz Franco (Universidade de Brasília)e Rogério Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)formaram o painel sobre Florestas, Mineração e Unidades de Conservação, destacando como esses temas são marcados pela relação com o futuro mesmo que políticas tentem escamotear os impactos da ação humana, criando um isolamento ilusória das sociedades humana em relação o que se chama de mundo natural. 


Para encerrar as atividades do dia, foi formada a Mesa redonda "Ecologias, Populações e Saberes Científicos: Perspectivas da História Ambiental" com a presença de John McNeill (Universidade de Georgetown), Louis Warren (Universidade da Califórnia, Davis)e Linda Nash (Universidade de Washington), tendo como debatedor o professor José Augusto Pádua (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O auditório estava lotado para ouvir essa discussão que contou com depoimentos pessoais sobre a trajetória acadêmica dos professores membros da mesa e também apontamentos sobre a abordagem da História Ambiental.

Nenhum comentário: