sexta-feira, 29 de março de 2013

Exposição "Os jardins fazem a cidade"

Uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma chamada à reflexão sobre o papel dos jardins públicos nas grandes cidades. A exposição Os jardins fazem a cidade, uma iniciativa da Aliança Francesa, traz o fotógrafo francês Michel Corbou ao Museu do Meio Ambiente, com uma mostra inédita de seu trabalho, que promove, a partir de um olhar artístico, uma defesa dos jardins públicos pelo mundo.

Baseada no livro ‘Os jardins na cidade’ (La Martinière, 2011), do fotógrafo Michel Corbou, entra em cartaz esta sexta-feira, no Museu do Meio Ambiente, do Jardim Botânico do Rio, uma mostra de belas imagens de parques e jardins de todo o mundo. ‘Os Jardins Fazem a Cidade’ reúne 69 imagens de jardins e paisagens urbanas captadas na Europa (França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Grécia e Suíça) e fotografias inéditas realizadas no Brasil (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo), onde Corbou esteve entre novembro e dezembro de 2012. A ex
posição fica no Jardim Botânico até 5 de maio.

Palácio Fronteira, Lisboa, Portugal

A exposição nos ajuda a pensar sobre como o jardim reflete o relacionamento dos seres humanos com as plantas. A própria palavra jardim vem da junção do hebreu "gan" (proteger, defender) e "éden" (prazer, delícia) e expressa de certa forma a imagem de um pequeno mundo ideal, perfeito e privativo. Portanto, os grandes jardins da história são como um vocabulário do desenho idealizado da paisagem, como cada civilização desejava que ela fosse.

O jardim também é uma tentativa de organizar esse mundo natural desconhecido, selecionando as espécies e criando uma paisagem ideal de acordo com as referências de determinada sociedade. Um  reflexo importante da relação homem e natureza.

Nenhum comentário: