Uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma chamada à reflexão sobre o papel dos jardins públicos nas grandes cidades. A exposição Os jardins fazem a cidade, uma iniciativa da Aliança Francesa, traz o fotógrafo francês Michel Corbou ao Museu do Meio Ambiente, com uma mostra inédita de seu trabalho, que promove, a partir de um olhar artístico, uma defesa dos jardins públicos pelo mundo.
posição fica no Jardim Botânico até 5 de maio.
Palácio Fronteira, Lisboa, Portugal |
A exposição nos ajuda a pensar sobre como o jardim reflete o relacionamento dos seres humanos com as plantas. A própria palavra jardim vem da junção do hebreu "gan" (proteger, defender) e "éden" (prazer, delícia) e expressa de certa forma a imagem de um pequeno mundo ideal, perfeito e privativo. Portanto, os grandes jardins da história são como um vocabulário do desenho idealizado da paisagem, como cada civilização desejava que ela fosse.
O jardim também é uma tentativa de organizar esse mundo natural desconhecido, selecionando as espécies e criando uma paisagem ideal de acordo com as referências de determinada sociedade. Um reflexo importante da relação homem e natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário