terça-feira, 19 de março de 2013

Ultimo dia do Seminário: agenda de pesquisas comparadas Brasil-EUA

 O ultimo dia do Seminário Diálogo Brasil-EUA de História Ambiental abriu os trabalhos com o Painel sobre Movimentos, Idéias e Legislações Ambientais contando com a apresentação de Thomas Dunlap (Universidade de Texas A&M) e Ely de Carvalho (Universidade Federal de Minas Gerais).

A excelente apresentação do professor Dunlap trouxe a questão de como os movimentos ambientalistas são frutos do diálogo entre seres humanos e a terra, isso acontecendo com a intermediação da experiência cultural que faz parte da sociedade. As leis que surgem dessa interação seriam expressões de alguns valores desse grupo de indivíduos - hoje em escala global.


Como encerramento do Seminário aconteceu uma discussão com o objetivo de criar uma agenda de pesquisas comparadas Brasil-EUA. Mediado pela professora Lise Sedrez tivemos um profícuo debate nesse sentido, chamando atenção para observar diferenças e semelhanças entre as experiências históricas e de análise dos dois países envolvidos.

Um Seminário que certamente marcou o espaço da história ambiental como uma área do conhecimento em expansão no Brasil. Foi muito bom!!!

Nenhum comentário: