segunda-feira, 18 de março de 2013

Terceiro dia de Diálogo Brasil-EUA de História Ambiental

O terceiro dia do Seminário Diálogo Brasil-EUA de História Ambiental iniciou os trabalhos com o painel sobre Políticas Públicas e Construção Territorial com a comunicação dos professores John McNeill (Universidade de Georgetown) e José Augusto Pádua (Universidade Federal do Rio de Janeiro) buscando comparar a construção histórica e bio-física de diferentes regiões como a Amazônia, a Mata Atlântica e a experiência estadunidense. Ficou claro como a o recorte espacial proposto pela história ambiental rompe o formato das fronteiras políticas, podendo analisar, por exemplo a experiência atlântica.


O Painel sobre Populações Tradicionais, Migrações e Sociedades Multiculturais contou com os professores Louis Warren (Universidade da Califórnia, Davis), Eunice Nodari (Universidade Federal de Santa Catarina) e Leila Mourão (Universidade Federal do Pará) trouxeram análises de questões regionais mas que não deixam ser importantes como estudo amplo e profundo como no caso da história do uso do açaí.


O painel sobre Doenças, Saberes Científicos e Representações da Natureza contou com Linda Nash (Universidade de Washington), Lorelai Kury (Casa de Oswaldo Cruz) e Dora Corrêa (Centro Universitário FIEO). Foram debatidos a experiência do homem em relação ao seu próprio corpo e como o contato com patógenos impactou sua trajetória no Rio de Janeiro, São Paulo e nas cidades estadunidenses.

Com a mediação da professora Lise Sedrez, a mesa redonda Cidades, Corpos e Culturas: Perspectivas da História Ambiental foi formada pelos professores Martin Melosi (Universidade de Houston), Nancy Langston (Universidade de Wisconsin) e Thomas Dunlap (Univeridade de Texas A&M). Os depoimentos de como esses historiadores escolheram e desenvolveram seus estudos e como a história ambiental fez parte dessa trajetória. Destaque para a excelente intervenção do professor Dunlap e seus estudos sobre os pássaros.



Nenhum comentário: