quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Tabu: animais na colonização portuguesa na África

O filme "Tabu" é uma produção do diretor português Miguel Gomes que conta a história de Aurora, uma senhora idosa que divide o apartamento em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas descobrem uma história de amor e crime vivida no continente africano.

O enredo foi inspirado no livro de F.W. Murnau e Robert Flaherty intitulado "Tabu" (1931). Nos chama atenção a forma como o cineasta prepara o espectador para viver em uma fronteira de colonização, onde o exotismo dos animais e das plantas é o símbolo da conquista, do contro como diferente. É também a a história do início do fim do império português no continente africano (século XX).

O Jacaré é o animal em destaque que simboliza esse mundo novo, conquistado e que é perseguido pelos europeus no intuito de domesticá-lo e organizá-lo. O sentimento de aventura na fronteira se mistura com o constante desejo de viver os costumes europeus. É poético, muito bem contado e recomendo com certeza.

Nenhum comentário: