segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Zarafa: o Sudão e a França do alto de uma girafa

Zarafa é um filme de animação francês dirigido por Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie que foi lançado em fevereiro de 2012, na França e só agora chegou em alguns cinemas do Brasil. A crítica do jornal O Globo dizia que havia um quê de Bambi no filme, mas o que encontrei foi o contrário, uma animação que cumpre a função de divertir crianças mas também nos permite perceber algumas questões de fundo bem importantes.

A questão da escravidão na África no início do século XIX é abordado é um dos muitos aspectos históricos do filme. A utilização dos animais no transporte desses escravos é apresentado como informação valiosa para pensar as dificuldades dos deslocamentos nessas áreas. Mas o ponto o mais importante, ao meu ver, é como por meio de Zarafa, a jovem girafa oferecida ao rei da Fraça, é possível conhecer não apenas a sociedade do Sudão, mas também a sociedade francesa.

O interesse pelos animais exóticos e a tentativa de domestica-los, além de transformá-los em atração para o público francês, é um dos cenários de "Zarafa". Além do rei francês, o naturalista Saint-Hilaire também é um dos personagens, realizando a intermediação desse novo mundo natural e a nobreza. Recomendo o filme, pois diverte e apresenta esses e outros aspectos para reflexão das relações entre história e natureza.

Nenhum comentário: