quarta-feira, 6 de março de 2013

A natureza surrealista de Wolf Erlbruch

Encontrei em um jornal italiano on-line que noticiava a desistência do Papa uma propagando do livro de Wolf Erlbruch (nascido em 1948 em Wuppertal, Alemanha ). Trata-se de um ilustrador e escritor de livros infantis que eu não conhecia mas gostei uito do seu trabalho.

Ele combina corte e colagem, desenho e pintura em suas obras. Seu estilo é surrealista e seus temas preferidos são a morte e o sentido da vida. Dentre seus livros destaco Leonard, inspirado em seu filho quando tinha 6 anos de idade. Conta a história de um um garoto que para vencer seu medo de cães, torna-se um cão de si mesmo. 

Muitos dos personagens em seus livros, como a toupeira de he Story of the Little Mole Who Went in Search of Whodunit , têm pequenos óculos redondos pretos como os que ele mesmo usa.



A morte é um tema recorrente nos livros de Erlbruch. Duck, Death and the Tulip (2008) apresenta um pato que se torna amigo da morte, e em Ein Himmel für den kleinen Bären ("Um paraíso para o pequeno urso") um filhote de urso tenta encontrar seu avô recentemente falecido no céu dos ursos.


Assim Erlbruch se apropria de animais para contar suas história surrealistas. O recado que ele busca passar em suas ilustrações e narrativas é que as pessoas querem negar em si aquilo que as incomoda e ele recomenda que assumamos e aceitemos até mesmo o que não é tão bonito ou agradável em nós - isso pode ser especial.

Um comentário:

Edna disse...

Amei o pato a morte e a tulipa.
Vi uma entrevista com o autor e fiquei encantada, vou comprar outros livros dele.