quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

História e Natureza no Encontro Nacional de História Oral

O XI Encontro Nacional de História Oral - RJ 10 a 13 Jul 2012 contará com o ST 014 e o MC 007 com ênfase na relação entre história e natureza, confira:

Simpósio Temático 014. História, Natureza, Cultura e Oralidade

Coordenadores: MARCOS FÁBIO FREIRE MONTYSUMA (Doutor(a) - UFSC), TEMIS GOMES PARENTE (Pós Doutor(a) - Universidade Federal do Tocantins)

Resumo: O GT “História, Natureza, Cultura e Oralidade” busca discutir as relações entre o homem e seu ambiente, na perspectiva da história ambiental, um novo campo que vem se firmando na produção historiográfica brasileira nos últimos tempos. Trata-se de refletir a relação entre natureza e cultura, em suas múltiplas possibilidades. Neste sentido as temáticas e objetos de investigação são de possibilidades amplas, passando pelo processo de ocupação e exploração e transformação do meio ambiente e os impactos ambientais, os movimentos sociais e as lutas pelo direito aos bens da natureza em seus mais diferentes biomas. Debates sobre o desenvolvimento sustentável, o agronegócio, espaços de trabalho, ambiente fabril, moradia, memórias, entre tantos outros. As fontes para os estudos no campo da história ambiental são as mais diversas. Aqui nos interessam as comunicações que trazem como fontes fundamentais narrativas, depoimentos, memórias de sujeitos que vivenciaram experiências onde natureza e cultura se entrecruzam.

Mini-curso - 007. História, Natureza, Cultura e Oralidade

Ministrantes: MARCOS FÁBIO FREIRE MONTYSUMA (Doutor - UFSC)

Ementa: O Mini-Curso “História, Natureza, Cultura e Oralidade” busca discutir as relações entre o homem e seu ambiente, na perspectiva da história ambiental, um novo campo que vem se firmando na produção historiográfica brasileira nos últimos tempos. Trata-se de refletir a relação entre natureza e cultura, em suas múltiplas possibilidades. Neste sentido as temáticas e objetos de investigação são de possibilidades amplas, passando pelo processo de ocupação e exploração e transformação do meio ambiente e os impactos ambientais, os movimentos sociais e as lutas pelo direito aos bens da natureza em seus mais diferentes biomas. Debates sobre o desenvolvimento sustentável, o agronegócio, espaços de trabalho, ambiente fabril, moradia, memórias, entre tantos outros. As fontes para os estudos no campo da história ambiental são as mais diversas. Discutiremos questões que trazem como fontes fundamentais narrativas, depoimentos, memórias de sujeitos que vivenciaram experiências onde natureza e cultura se entrecruzam.

Bibliografia

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (Des) Caminhos do Meio Ambiente. São Paulo: Contexto, 1989.
LEACH, Edmund. Natureza/cultura. In 5. Anthrpos-Homem. EINALD. Lisboa. 1985.
MORÁN, Emilio F. Ecologia humana das populações da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1990.
MONTYSUMA, Marcos F F. Senhores das matas: Experiências Extrativistas na RESEX Chico Mendes – Xapuri (1983-2002). Tese de Doutorado, PUC/SP, São Paulo:2003.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Gramond, 2000.
Schama, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

Nenhum comentário: