quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Meus votos no aniversário de Belém


Hoje, aniversário de Belém do Pará (12.01.1616), e imagino quantas dezenas de blogs utilizaram a tela de Theodoro Braga para expressar as palmas à cidade das mangueiras (como é conhecida Belém) ou as vais - para aqueles que legitimamente escreveram sobre a desigualdade social que vitima os moradores da capital paraense.

Pois bem, não quero trazer filosofia pra festa de aniversário. Quero apenas pensar um pouco o quanto podemos estabelecer a relação entre Belém, o clima, as plantas, os rios, os animais, enfim, a natureza e seus habitantes, em uma perspectiva histórica. Pensar o quanto é enriquecedor para qualquer estudo histórico considerar a natureza loca - me parece que no caso da aniversariante isso torna-se imperativo.

Quanto a obra de Theodoro Braga, quis apenas divulgar àqueles que visitam este blog e não a conheciam, e evidenciar o que me chama atenção: a exuberância da natureza à beira da baía do Guajaráe principalmente um detalhe da construção do forte do presépio. Refiro-me ao cuido que o artista teve em retratar os construtores carregando madeiras. Enquanto do lado esquerdo do quadro a mata parece intocada, o lado direito nos apresenta esse processo de ocupação e sua direta relação com a derrubada da floresta.

Quis chamar atenção disso não para criticar os agentes da Coroa portuguesa - longe disso. Quis apenas dizer que esse é o momento retratado na tela que mais me faz pensar, pois para mim é uma ação que acompanha toda história dessa região, ocupação e a derrubada da floresta.

Enfim, minhas felicidades à cidade morena, desejo que seus governantes e moradores respeitem mais a natureza!

Para saber mais:
FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. A fundação da Cidade de Nossa Senhora de Belém do Pará, de Theodoro Braga. Nossa História, Rio de Janeiro, v. 1, n. 12, p. 22-26, 2004.

FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. Theodoro Braga e a história da arte na Amazônia In: ARRAES, Rosa (org.) A fundação da cidade de Belém. Belém: Museu de Arte de Belém, 2004. p. 31-87.

Nenhum comentário: