segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Índia, história e natureza - parte 4/4

Chego ao final das postagens sobre a exposição Índia - lado a lado apresentando algumas fotografias e percebendo que esse tipo de registro é algo que distinguia a elite dos demais.

Ao lado, a fotografia que mais me chamou atenção, um Menino da elite em trajes ocidentais c. 1900 - c. 1930, impresso em papel gelatina-prata. para mim, a foto resume muito bem a história de desenvolvimento da Índia (e de certa forma, das colônias), a elite nativa incorporando costumes e o vestuário dos dominadores, registrando sua aparência e o que pra mim é mais interessantes, tendo como fundamento a destruição da natureza. Note que a mão do garoto está apoiada sob o que restou de uma árvore.

Trago uma foto que registra a presença dos animais nas ruas indianas - um macaco, um cachorro e a escultura de um elefantes. Na legenda diz assim: A véspera..., Ayodhya, 1992.


A fotografia seguinte expressa a influência britânica na arquitetura, chamando minha atenção para a ausência de árvores na cidade.


Por fim, em papel-gelatina, uma fotografia com o título Criança de família nobre a cavalo, data do início da década de 1900. Com trajes típicos o garoto posa como se cavalgasse, o cavalo dá o tom de nobreza.
Fotos de Maria Gabriela Bernardino, a que agradeço pela fotografia e pela amizade.

Nenhum comentário: