terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Índia, história e natureza - parte 2/4

Continuando a escrever sobre a exposição Índia - lado a lado, quero compartilhar minhas impressões sobre os tecidos para enfeitar paredes produzidos pelos artistas indianos.

A imagem aqui ao mostra uma cena da tribo Warli, e é uma arte feita por seus próprios habitantes. Essa tribo vive em Maharashtra , um dos 28 Estados indianos. As pinturas são feitas nas paredes das cabanas, usando pigmento e tintura de arroz sobre o algodão, como instrumento, os artistas usam escovas de cabelo animal ou com poucos ramos de árvore.

A cena mostra a dança do tarpa com a participação de seres humanos e outros animais, vemos árvores e uma interessante separação entre um lugar não devastados (parte inferior) onde há alguns animais e uma espécie de capoeira onde os moradores celebram o ritual e estão em ação - um fascinante cena na qual presenciamos a ação dos Warli.

Na arte seguinte, vemos elefantes, cavalos, pássaros e árvores decorando o tecido de parece. Para o povo Warli, a natureza é considerada mãe e desenvolvem crenças animistas e fundamento de todas as suas tradições.


Nesses tecidos de parede, também são contadas histórias da cultura indiana, histórias das conquistas, sempre contando com a figura dos cavalos.

Finalizo o post de hoje com um ultimo pano decorativo de parede com motivos religiosos em linguagem infantil.

Fotos de Maria Gabriela Bernardino

Nenhum comentário: