segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Índia, história e natureza - parte 1/4

Nesta ultima semana da exposição Índia - lado a lado (no CCBB/RJ), postarei alguns pensamentos que habitam minha mente a partir do contato que tive ali - buscando essa relação meio ambiente e sociedade. Começo pelas Terracotas de Tamil Nadu (um dos 28 estados indianos - ao sul): figuras de barro tradicionalmente exibidas na entrada das aldeias, como o cavalo de Ayyanaar - o protetor da vila contra os males.

As esculturas de terracota são feitas de uma mistura de barro com palha úmida e areia. Algumas partes são queimadas separadamente (algumas tem mais de 6 metros de altura). O rosto pintado de vermelho (símbolo de raiva) e o pescoço de azul (símbolo de calma).

Os detalhes do cavalo atestam sua maior importância em relação ao touro, pois é nele cavalgando que Ayyanaar protege os moradores da vila. A exposição deixa claro como os animais fazem parte das crenças da Índia, pertencendo com a mesma força ao mundo material e ao mundo
espiritual. A produção de figuras votivas pelos habitantes de Tamil Nadu usam representações de seres conhecidos para os protegerem de forçar desconhecidas - fascinante como esses homens lidam com essas dimensões utilizando seres da natureza.

As esculturas antigas em Tamil Nadu demonstram a importância do cavalo para aquela sociedade, tanto no aspecto econômico quanto religioso. Os touros são tratados de outra maneira, mas também tem seu destaque, representam possibilidade de ataque e perigo aos adversários.

Fotos de Maria Gabriela Bernardino.

Nenhum comentário: