sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Lise Sedrez em entrevista ao Café História

Na ultima quarta-feira foi publicado pelo site Café História uma entrevista Lise Sedrez, professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O site destaca a atuação acadêmica de Lise Sedrez no campo da História Ambiental - tema caro ao nosso blog. As respostas apresentam o desenvolvimento desse tipo de abordagem sobre o passado na perspectiva ecológica, mostrando como a professora foi atraída para essa forma de pesquisa histórica.

(...) o meu envolvimento com história ambiental tem um quê de paixão e um quê da acaso.

Sedrez também fala sobre a importância dos historiadores ambientais brasileiros no desenvolvimento desse tipo de pesquisa na América Latina. Com algumas novidades interessantes:

(...) a UFRJ vai organizar em dezembro de 2012 um simpósio EUA-Brasil sobre os principais temas de história ambiental nestes dois países.

Sobre o Laboratório de História e Ecologia ela diz:

(...) Em 2012, este espaço terá o prof. Angus Wright, emérito da California State University em Sacramento, ministrando um minicurso sobre história agrária e ecologia, uma discussão sobre internacionalismo, pesticidas, copyrights, modelos agrícolas, interessantíssimo.

Tenho a notícia de que é possível a vindo inclusive do Professor Donald Woster.

Nenhum comentário: